Contratar um profissional para o ajudar com a sua remodelação.


Muitas vezes as pessoas abstêm-se de contratar um arquitecto ou um designer de interiores para projectos de remodelação porque têm medo que encareça o valor total da obra, mas não é bem assim. 

Uma obra bem planeada é meio caminho andado para que tudo corra bem e dentro do orçamento estipulado. Se houver um ponto de partida, algo como uma proposta de intervenção, o empreiteiro pode coordenar melhor a logística dos materiais, a logística da mão-de-obra e o trabalho dos parceiros e assim poupar tempo e dinheiro. 

Outro aspecto muito importante na intervenção de um arquitecto ou designer é o que lhe pode oferecer como profissional, com os seus conhecimentos técnicos e experiência. 

Quando falamos de uma remodelação, falamos de um processo com diversas etapas onde a interacção entre o cliente e os profissionais é muito importante. 

A primeira etapa de uma proposta de remodelação passa por saber as necessidades e desejos do cliente. É também nesta altura que é realizado um levantamento do espaço, dimensões, tomadas, instalações técnicas, etc. 

A segunda etapa é o desenvolvimento da ideia, o desenho. Nesta etapa temos muitas vezes de fazer certas cedências em nome da funcionalidade, outras vezes em nome da estética e outras vezes por razões de impossibilidade técnica. 

Após esta etapa é apresentada ao cliente a proposta de intervenção. A proposta de intervenção permite-nos definir os pormenores de decoração, materiais, localização de tomadas e pontos de iluminação e etc. 

A etapa seguinte é para realizar os desenhos e documentos técnicos de preparação da obra e orçamento da obra. 

Finalmente temos a fase final que consta da obra e do seu acompanhamento pelo arquitecto ou designer e pelo cliente.

Parece simples assim resumido mas todas estas etapas têm muitos pormenores pelo que é importante que haja um profissional a fazer o seu acompanhamento e planeamento para que o resultado final seja o que o cliente ambicionou.