Cozinha Funcional

A cozinha é a divisão da casa onde passamos mais tempo, por isso é essencial que seja funcional e harmoniosa para que nos sintamos bem.


Para mim é muito importante uma ligação directa entre a cozinha e a sala de estar, porque permite uma interacção mais próxima entre quem está na cozinha e quem está na sala. Penso que facilita a interacção familiar no dia-a-dia.






Sei que não existem espaços ideais pelo que temos muitas vezes de adaptar o que existe, assim deixo algumas dicas para a funcionalidade da cozinha:

1ª - Uma cozinha gira em volta de 3 elementos essenciais, o FOGÃO, o LAVA-LOIÇA e o FRIGORÍFICO, são os elementos sobre os quais nos debruçamos quando estamos na cozinha. Assim, a melhor interacção entre estes elementos será na descrição de um triângulo, para tornar certas tarefas mais rápidas e fáceis.

2ª - O lava-loiça interage com a máquina da loiça que deverá ficar junto do mesmo, à esquerda ou à direita conforme a pessoa é dextra ou canhota, para facilitar a tarefa de passar a loiça por água antes de a meter dentro da máquina. 

3ª - Considero muito importante a existência de balcão de trabalho de ambos os lados do fogão e também do lava-loiça. Junto do fogão é importante aquando da confecção da comida. Junto do lava-loiça é importante aquando da tarefa de lavar a loiça. 

4ª - Quando temos cozinhas que tem só um balcão e com pouco espaço entre o lava-loiças e o fogão aconselho a colocar um lava-loiça sem escorredouro e a arranjar um escorredouro para o armário superior, assim ganhamos espaço de balcão.

5ª – Se a sua cozinha tem pouca arrumação seja criativo. Hoje em dia existem muitos acessórios de pendurar na parede, pode colocar as especiarias, o azeite, o sal, a fruteira. Pode arranjar um carrinho para colocar as cebolas, os alhos e as batatas e ainda serve de balcão de apoio. 

 6ª – Deve de existir um módulo com gavetas junto do fogão para colocar os talheres, torna-se mais prático quando se está a cozinhar ter os acessórios à mão. 

7ª – Colocar junto da máquina da roupa e da máquina da loiça um despenseiro, ou gaveta vertical para colocar os detergentes.

8ª - Debaixo do lava-loiça pode ficar o caixote do lixo para orgânicos e reciclados.  

Espero que as dicas tenham sido úteis para quando planear a sua cozinha, mas como cada caso é um caso, se precisar de ajuda contacte-me terei muito gosto em o ajudar.