Design de pequenos gabinetes


O escritório de uma empresa é o seu cartão de visita. Os espaços das empresas não necessitam de ser grandes para serem confortáveis o importante é o design e a funcionalidade do espaço.

Será possível colocar um gabinete num espaço pequeno e não parecer um monte de mobília arrumada numa arrumação? Foi a pergunta feita pelo CEO da empresa IP Solutions quando me solicitou ajuda na hora de instalar um dos gabinetes da sua empresa numa sala com pouco mais de 5 m2 de área. 
 

O espaço teria de comportar uma secretária que permitisse tanto trabalhar como reunir, armários para arrumação de dossiers  espaço para impressora e computador de secretária, isto tudo teria de funcionar em harmonia e ter bom aspecto.

Um dos aspectos fundamentais quando se desenha um espaço pequeno é conjugar todas as funções inerentes a um espaço de trabalho, superfícies de trabalho, área de  arrumação e não esquecer as áreas ocupadas pela a mobília  a circulação, e os espaço da cadeira em utilização.

Neste caso já existia mobília pelo foi feito um levantamento das dimensões da mesma e de todo o equipamento informático a ser utilizado no espaço, e realizou-se um estudo das possíveis disposições da mobília no espaço.

A melhor disposição e a mais racional é uma que permite receber o maior fluxo de iluminação lateralmente sobre o plano de trabalho, é mais confortável porque não cria tantas sombras.


Outro ponto importante para o conforto é conseguir ver a porta de entrada do espaço. Geralmente a pessoa sente-se mais segura e está mais concentrada no trabalho quando consegue manter controlo da entrada. Neste caso, esta disposição permite que as cadeiras para convidados fiquem mais perto da porta de entrada, evitando assim que as pessoas andem a contornar obstáculos pelo gabinete.

Aproveitando uma secretária já existente foi sugerido que se instalasse uma aba de forma a transformar o espaço de trabalho num L. Assim, a aba adicionada foi ocupada com o computador de secretária e o restante espaço foi designado para trabalho e reuniões. A secretária em L está posicionada de forma que a primeira coisa que o “cliente” vê quando entra no espaço seja um tampo limpo e organizado.

O espaço de arrumação é conseguido colocando estantes de apoio à secretária e também prateleiras altas. A estante que apoia a secretária terá um nicho para instalação da impressora, permitindo que esta fique ao alcance de um braço. Junto ao chão estão caixas fechadas, para arrumar itens pequenos e documentos.

A cor num espaço pequeno é muito importante, espaços pequenos não comportam cores escuras. Cores claras tornam o espaço mais leve e maior, cores escuras tornam-no atafulhado e pequeno. Atenção à cor da mobília e das paredes.

Neste caso a mobília era branca o que alivia muito espaço, dado a sua dimensão. Os toques de cor são dados com pequenos apontamentos. O abajur e as plantas pequenas em vasos conferem naturalidade e frescura ao espaço.

Para personalizar e dar alguma cor ao espaço, foi colocado o logótipo da empresa na parede em frente à porta de entrada do gabinete.

Uma particularidade no design do espaço é a criação de uma parede “quadro branco” muito útil para reuniões e organização de trabalho ou mesmo para colocação de frases chave de motivação ou quadro de recados.

Claro que todo este planeamento não irá fazer nada se a pessoa não for cuidadosa com o seu espaço. Em espaços pequenos tem de ser organizado e arrumado, especialmente no espaço de trabalho onde a imagem é muito importante quando se lida com clientes.