2013 Tendências para a decoração

Estamos na recta final do ano de 2012, descubra comigo as tendências para 2013 segundo as revistas de decoração e Lidewij Edelkoort, prognosticadora de tendências.

A tendência dos ambientes será focada na durabilidade e no conforto. O mobiliário será de qualidade e tanto nos materiais como os acabamentos. As linhas serão rectas e conservadoras e as cores sóbrias e neutras. As texturas e os padrões serão muito populares e terão grande importância no espaço.
As peças de decoração terão a personalidade do tempo e da história. As peças serão feitas à mão ou reutilizadas com uma nova função. Utilize uma chávena rachada como vaso ou utilize garfos antigos para um candelabro.


PADRÕES. Uma tendência que se tem vindo a acentuar são os padrões com o fundo branco. Tecidos e papeis de parede com motivos florais e fundo branco, ou motivos vintage com um toque de branco, são as tendências que se têm vindo a tornar populares. Por isso, não se esqueça de juntar uma pincelada de branco. Existe uma tendência de criar espaços calmos e confortáveis conectados com o exterior, pelo que os padrões com motivos de animais e flores serão muito populares. No caso dos motivos animais a tendência é para o elefante e o cão. Os motivos florais serão modernos e estilizados muito ao estilo da decoração Nórdica. As riscas vão estar em alta nos padrões de decoração, tal como estiveram nas passadeiras da moda. Existe a tendência para o uso nos interiores dos padrões do folclore das culturas africana, búlgara,  mexicana e outros. 

TEXTURAS. As texturas ganharão força no ano de 2013 por estarem aliadas aos sentidos, visual e toque. Os tecidos e os acabamentos envolverão as pessoas em texturas quentes e criarão profundidade nas decorações. As texturas naturais terão tendência a surgir mais por estarem aliadas ao conforto. As cores   bege e neutro farão a base quente e confortável dos espaços. Materiais como a madeira, ferro, fibras naturais, serão bastante utilizados em 2013.

CORES. As cores brilhantes e vibrantes de 2012 vão dar lugar a cores mais neutras. Enquanto em 2012 dominava o verde agora será a vez do azul. Dois tons de azul irão surgir, um tom escuro, tipo navy que poderá substituir o preto, e um tom mais claro que deve surgir como cor neutra no espaço. O verde será  transformar-se-à num tom Oliva forte. O amarelo torna-se pálido, e pode ser utilizado em contraste com cores mais escuras e ricas.
Segundo o site Pantone.com as tendência em 2013 para as cores são:
  • Azul: Dusk Blue (Pantone -16-4120), Monaco Blue (Pantone 19-3964)
  • Verde: Emerald (Pantone 17-5641), Grayed Jade (Pantone 14-6011), Tender Shoots (pantone 14-0446)
  • Vermelho / Amarelo: Poppy Red (Pantone 17-1664), Nectarine (Pantone 16-1360), Lemon Zest (Pantone 13-0756)
  • Violeta: African Violet (Pantone 16-3520)
  • Rosa: Linen (Pantone 12-1008
http://www.pantone.com